minhas notas permanentes

Neste post, eu explico a parte mais essencial da minha rotina de pesquisa acadêmica: a composição e a organização das notas permanentes. Em primeiro lugar, é sempre bom deixar claro que eu não inventei o conceito de notas permanentes. Eu o aprendi lendo o livro How to Take Smart Notes


Photo by Tyler Nix on Unsplash

Hoje, eu vi um tweet atribuindo a Nassim Taleb a seguinte citação: “People overvalue their knowledge and underestimate the probability of their being wrong.” Em livre tradução: “As pessoas superestimam seu conhecimento e subestimam a probabilidade delas estarem erradas”. Vamos começar consertando isso. O correto seria dizer: “Nós superestimamos nosso


Photo by Florian Klauer on Unsplash

A rigor, o meu conselho não se restringe à escrita acadêmica. Vale para qualquer um que escreva textos dissertativos um pouco mais formais do que posts para blogs, visando um público minimamente letrado. Falo de situações em que você quer desenvolver um argumento com alguma seriedade, sem poupar o seu…


Primeiramente, o que é uma nota de literatura? Seria o popular “fichamento”? Isso depende do que você entende por um fichamento, é claro. O que chamo aqui de notas de literatura são simplesmente as notas que contêm ideias ou informações extraídas de uma fonte, o que significa que o conteúdo…


Photo by Ishan @seefromthesky on Unsplash

Costuma ser notado com frequência por economistas que, desde os anos 80 do século XX, o crescimento da renda da classe média não acompanha mais o crescimento da produtividade nas economias capitalistas, o que, é claro, vem aumentando o fosso entre os mais ricos e os mais pobres. Pensadores de…


Photo by Alexander Shatov on Unsplash

Desde que deletei minhas contas do Facebook e do WhatsApp, há mais de um ano, meu bem-estar sofreu uma melhora muito mais substantiva do que eu esperava. É verdade que mantenho uma conta no Instagram, mas tomo o cuidado de abrir o aplicativo apenas uma vez por mês, ou algo…


Atenção: Contém spoilers!

“For All Mankind” – série da Apple TV+, o serviço com que a gigante da tecnologia concorre com o Netflix – não é uma série para os cínicos entre nós. É para quem acredita em virtude, ainda que não propriamente nos virtuosos.

A série me remete ao…


Quando eu falo sobre notas de literatura, a primeira coisa que ocorre a muitas pessoas é que fazê-las dá muito trabalho, de modo que nem sempre ou raramente valem a pena. O que eu gostaria de perguntar a pessoas que pensam assim é por que elas lêem obras de não-ficção…


Photo by David Travis on Unsplash

Um método ou sistema é tão bom quanto os seus resultados. Nesse sentido, eu gosto do que dizem sobre o Zettelkasten: ele não torna coisa alguma mais fácil, ele torna tudo possível. Bem entendido, eu não acho que eu vá me tornar tão produtiva quanto Niklas Luhmann só por ter…


A nossa mente é sistematicamente falha. Não se trata de uma mera incapacidade de acessar todos os fatos ou de manter na memória todos os fatos já acessados. Nossas limitações vão muito além disso. Nós distorcemos o passado de que nos lembramos, sofremos de viés de confirmação, saltamos para conclusões…

Andrea Faggion

Professora de filosofia

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store